Obras na Linha do Corgo deverão ficar concluídas ainda este ano

03/03/2009 00:00

O governador civil, Alexandre Chaves, afirmou hoje, no fim de uma reunião com representantes da CP e das autarquias de Vila Real, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião, que as obras na Linha do Corgo “vão demorar o tempo necessário para que fiquem concluídas, em princípio ainda no ano de 2009”.

Alexandre Chaves adiantou que vai ser feita uma “intervenção estrutural forte”, na Linha do Corgo que “vai implicar um milhão de euros por quilómetro”, ou seja, 25 milhões de euros. O responsável afirmou que “nunca esteve em causa” o encerramento da Linha e garantiu que esta “vai ser modernizada para dar uma melhor resposta ao transporte de pessoas e bens”.

O governador civil garantiu que vai funcionar um serviço alternativo de transporte até que a linha reabra. “Vão funcionar os autocarros necessários para fazer as cinco viagens de ida e as cinco viagens de volta, no mesmo horário do comboio”, afirmou. O governador civil afirmou ainda que o horário poderá ser alterado se as autarquias encontrarem uma solução que sirva melhor os passageiros.

No próximo dia 31 de Março, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, desloca-se a Vila Real para se reunir com os autarcas e apresentar as razões que levaram à suspensão do serviço na Linha do Corgo, assim como o plano de investimentos para as duas vias.

Sandra Borges

In "Noticias de Vila Real"