Eu sou o José Gomes nascido em Alvações do Corgo,  concelho de Santa Marta de Penaguião a 10/07/1971, de signo caranguejo e estou ligado ao sector dos transportes na área da ferroviária, exercendo funções na  regulação de comboios como  operador circulação. Sou entusiasta e defensor da abertura da linha do Corgo em toda a sua extensão (Régua até Chaves).

 Quero com esta página dar a conhecer a beleza das paisagens da linha do Corgo, o material circulante que por ela andou, acompanhado da respectiva ficha técnica quando ela exista, factos históricos dos lugares, aldeias, vilas ou cidades que a linha serve, assim como notícias e contos populares envolvendo a mesma. Esta página possui ainda fotografias desde a “Era” do vapor até aos nossos dias.

 Quero também dizer que o nosso poder político, errou quando decidiu a mandar encerrar, fruto das suas más políticas de gestão, colocando os horários dos comboios desajustados com as necessidades das populações. Considero que a linha do Corgo seria uma linha rentável e muito procurada quer por passageiros quer por turistas bastava seguir o exemplo dos nossos congéneres espanhóis.      

Quero deixar aqui um especial agradecimento a todos os entusiastas da linha do Corgo que durante anos gastaram muito do seu tempo  a fotografa-la e fizeram com que as fotografias chegassem aos dias de hoje, a todos o meu muito obrigado.

Desde já peço autorização aos autores das fotografias divulgadas neste site, a maior parte das fotografias publicadas desconheço o seu autor.Eu não pretendo apodera-me dos direitos de autor das fotografias, mas simplementes dar a conhecer a beleza e o trabalho desenvolvido pelo autores das mesmas.

 Obrigado

                                                           

                                                                                José Gomes